Estratégias de enfrentamento e promoção da saúde através da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2526

Palavras-chave:

Infecção pelo Coronavírus, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.

Resumo

Na atual situação relacionada ao 2019-nCoV β-coronavirus, as Autoridades de Saúde Nacionais determinaram a elaboração de planos de contingência (PC) que minimizem o contágio e permitam o funcionamento das atividades essenciais. O PC apresentado define um conjunto de orientações que permitem a adequação da resposta de uma universidade pública do Nordeste do Brasil vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil. Estudo descritivo e qualitativo, tipo comment, da análise dos dados do PC para a definição de estratégias para o enfrentamento de emergências de saúde pública. O PC consiste em dez medidas que incluem assistência via aplicativos/redes sociais; monitoramento dos médicos que estão em risco; triagem de casos suspeitos/confirmados; produção de guias/protocolos; 24 horas de assistência técnica e psicológica para os médicos trabalhando na assistência primária à saúde e fornecimento de cursos online. A metodologia proposta oportuniza modelos diferentes daqueles trivialmente apresentados na academia e é essencial para promover a educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sarah Cavalcante Brandão, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Médica pela Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora em Educação Médica, Obesidade, Diabetes e Saúde Pública

Sandra Barreto Fernandes da Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Anestesiologista com experiência em "Dor". Professora associada da Universidade Federal do Cariri. Tutora  no Programa Mais Médicos para Brasil e possui experiência em Educação Médica, com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública.

Emmanuela Quental Callou de Sá, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Endocrinologista com doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. É professora associada da Universidade Federal do Cariri. Médica Tutora do “Programa Mais Médicos para o Brasil” e possui experiência em Educação Médica com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública.

Referências

(1) Ministério da Saúde (BR). Programa Mais Médicos para o Brasil. Mais médicos, mais saúde para você [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013; [access in 2020 May 11]. Available from: http://maismedicos.gov.br/conheca-programa

(2) Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus–infected pneumonia. N Engl J Med. 2020 Mar;382:1199-207. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316 DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316 DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316

(3) Guo YR, Cao QD, Hong ZS, Tan YY, Chen SD, Jin HJ, et al. The origin, transmission and clinical therapies on coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak–an update on the status. Mil Med Res. 2020 Mar;7(1):11. DOI: https://doi.org/10.1186/s40779-020-00240-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s40779-020-00240-0

(4) Zanotto BS, Etges APBDS, Siqueira AC, Silva RSD, Bastos C, Araujo ALD, et al. Avaliação Econômica de um Serviço de Telemedicina para ampliação da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul: o microcusteio do Projeto TeleOftalmo. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(4):1349-60. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.28992019 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.28992019

(5) Catapan SC, Calvo MCM. Teleconsultation: an integrative review of the doctor-patient interaction mediated by technology. Rev Bras Educ Med. 2020 Mar;44(1):e002. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190224.ing DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190224.ing

(6) Neto EPB, Sales JR, Maciel AHC, Cardoso GYR, Correia DBS, Veloso AFH, et al. Utilização de mídias digitais como meio de educação em saúde no contexto de emergências: extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura. 2018 Jul/Dec;2(2):4758. DOI: https://doi.org/10.5965/25946412222018047 DOI: https://doi.org/10.5965/25946412222018047

(7) Luz AL. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço [dissertação]. São Luís (MA): Universidade Federal do Maranhão - Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS; 2019; [cited 2020 May 11]. Available from: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/3070/2/Aldicl%c3%a9yaLimaLuz.pdf

(8) Ornell F, Schuch JB, Sordi A, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020 Jun;42(3):232-5. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

(9) Grincenkov FR. A Psicologia Hospitalar e da Saúde no enfrentamento do coronavírus: necessidade e proposta de atuação. HU Revista 2020;46:03-e. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.30050

(10) Lana RM, Coelho FC, Gomes MFDC, Cruz OG, Bastos LS, Villela DAM, et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad Saúde Pública. 2020;36(3):e00019620. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

(11) Winters JRDF, Prado ML, Heidemann ITSB. Nursing education oriented to the principles of the Unified Health System: perception of graduates. Esc Anna Nery. 2016;20(2):248-53.

(12) Ministério da Saúde (BR). Edital nº 05, de 11 de março de 2020. Chamamento público para adesão de médicos ao programa de provisão de médicos do Ministério da Saúde - Projeto Mais Médicos para o Brasil. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 11 mar 2020; [access in 2020 May 11]. Available from: http://maismedicos.gov.br/images/PDF/Edital_medico_publicao_DOU_11.03.2020_19ciclo-2.pdf

(13) Pinho SB. A Atenção Primária a Saúde no contexto da COVID19. HU Revista. 2020;46:01-e. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.30077

Publicado

2020-07-17

Como Citar

1.
Gonçalves Júnior J, Brandão SC, Silva SBF da, Sá EQC de. Estratégias de enfrentamento e promoção da saúde através da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de julho de 2020 [citado 28º de março de 2024];15(42):2526. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2526

Edição

Seção

Perspectivas

Plaudit