Falta às consultas médicas agendadas: percepções dos usuários acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família, Manguinhos, Rio de Janeiro

Autores

  • Mellina Marques Vieira Izecksohn Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF). Rio de Janeiro, RJ
  • Jaqueline Teresinha Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc9(32)960

Palavras-chave:

Agendamento de Consultas, Absenteísmo, Saúde da Família, Assistência Ambulatorial

Resumo

Introdução: os motivos que levam o usuário da Estratégia de Saúde da Família a comparecer ou não às consultas médicas programadas precisam ser conhecidos devido ao impacto negativo que as faltas podem causar no serviço de saúde, inclusive de caráter financeiro e no cuidado do usuário. Objetivo: conhecer o motivo e a percepção do usuário quanto à importância de comparecer às consultas agendadas, identificando as razões para o não comparecimento. Métodos: pesquisa quanti-qualitativa, com quantificação de faltosos em duas equipes do Centro de Saúde Escola no período de seis meses e entrevista semiestruturada com 22 pacientes que faltaram ou não às consultas médicas agendadas. Resultados: foi identificado um percentual de faltas de 48,9% no período estudado. O principal motivo para agendamento das consultas dos usuários foi o acompanhamento de sua saúde, o que pode ter diversas interpretações por parte dos profissionais de saúde e dos pacientes. Entre os motivos citados para as faltas às consultas, destacaram-se o esquecimento assim como o agendamento em horários inoportunos. Alguns ruídos na comunicação entre os usuários com a Unidade de Saúde também foram identificados, como a impossibilidade de cancelamento do encontro sem que o usuário compareça ao serviço. Conclusões: o estudo permitiu a identificação de aspectos relacionados à organização do serviço de saúde e ao usuário que interferem na assiduidade, assim como das propostas que podem melhorar o comparecimento às consultas médicas tais como diversificar as formas de agendamento, contato telefônico prévio, escutar o usuário, entre outros.

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Biografia do Autor

Mellina Marques Vieira Izecksohn, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF). Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Saúde Pública pela ENSP

Médica de Família e Comunidade no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Jaqueline Teresinha Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Antropologia Social pelo Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, França.
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

1.
Izecksohn MMV, Ferreira JT. Falta às consultas médicas agendadas: percepções dos usuários acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família, Manguinhos, Rio de Janeiro. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 19º de agosto de 2014 [citado 28º de março de 2024];9(32):235-41. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/960

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit