Pesquisas em cérebro e Práticas Contemplativas

Autores

  • Elisa Harumi Kozasa Instituto do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil Department of Psychobiology, Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brazil
  • João Ricardo Sato Universidade Federal do ABC, Santo André, Brazil
  • Shirley Silva Lacerda Instituto do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil.
  • Maria Angela Barreiros Instituto do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil.
  • João Radvany Departmento de Imagem, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil.
  • Tamara A Russell Institute of Psychiatry, King's College London, London, UK.
  • Liana Guerra Sanches Instituto do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil.
  • Luiz Eugênio Araújo Moraes Mello Departmento de Fisiologia, UNIFESP, São Paulo, Brazil.
  • Edson Amaro Amaro Jr Instituto do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)517

Palavras-chave:

Meditação, Cérebro, Atenção, Neuroanatomia, Neurofisiologia, FMRI

Resumo

Introdução: Nos últimos anos tem havido um crescente interesse na investigação dos efeitos práticas de meditação na saúde mental e física. De alguma maneira, as habilidades treinadas durante as práticas meditativas, como o treinamento da atenção focada em um objeto específico, ou a monitoração dos padrões de pensamentos e emoções age modificando o funcionamento e a estrutura cerebrais. Recentemente, trabalhos na área de neuroimagem tem ajudado a elucidar possíveis mecanismo de ação das práticas meditativas no cérebro. Objetivo: revisar na literatura os estudos mais recentes sobre os efeitos da prática de meditação no cérebro e apresentar resultados de um protocolo com ressonância magnética funcional (fMRI) desenvolvido no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein (InCe-HIAE) sobre os efeitos da meditação na atenção. Método: revisão sobre estudos de neuroimagem funcional e estrutural e avaliação por fMRI de 39 sujeitos, 20 meditadores que realizam a prática há pelo menos 3 anos, por 3 vezes por semana e 20 sujeitos inexperientes em meditação. Resultados: estudos recentes têm mostrado alterações funcionais resultantes da prática de meditação, na atividade cerebral, bem como na estrutura do cérebro, como a espessura de áreas corticais. Nossos resultados preliminares corroboram com estes dados, mostrando que sujeitos que praticam meditação regularmente precisam recrutar menos áreas cerebrais, em especial frontais, do que pessoas inexperientes em meditação para ter o mesmo desempenho em uma tarefa atencional (o Stroop Word-Color Task). Conclusão: a prática de meditação pode trazer mudanças não apenas psicológicas, como mostram boa parte dos estudos, mas também modificações na fisiologia e anatomia cerebrais. Nosso estudo preliminar no InCe-HIAE indica que pessoas que praticam meditação regularmente podem apresentar um cérebro mais eficiente no desempenho de uma tarefa de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

1.
Kozasa EH, Sato JR, Lacerda SS, Barreiros MA, Radvany J, Russell TA, Sanches LG, Mello LEAM, Amaro Jr EA. Pesquisas em cérebro e Práticas Contemplativas. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de junho de 2012 [citado 29º de março de 2024];7(1):17. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/517

Edição

Seção

Práticas Contemplativas: pesquisa e clínica. Mediadora Profa. Lia Diskin

Plaudit