Letramento funcional em saúde de usuários da atenção primária de Altamira, Pará

Autores

  • Rafael Ileus Monteiro Lima Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Mariellen Aguiar Parente Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Talita Isabelle Sena Pantoja Ferreira Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Alexandre Apolo Silva Coelho Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Evellyn Vitória Sousa de Loureiro Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Taynara Menezes Barbosa Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Sasha Botelho Lustosa Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-6085-0299
  • Osvaldo Correia Damasceno Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.
  • Francisco Bruno Teixeira Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-8596-3727

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc17(44)2763

Palavras-chave:

Letramento em saúde, Atenção primária à saúde, Saúde pública, Determinantes sociais da saúde, Educação em saúde.

Resumo

Introdução: O Letramento Funcional em Saúde (LFS) está associado à capacidade dos pacientes em compreender e utilizar seus conhecimentos em saúde no âmbito do autocuidado e na promoção a saúde. Por isso, torna-se essencial reconhecer o nível de LFS e identificar os fatores que o influenciam. Objetivo: Analisar o nível de letramento funcional em saúde (LFS) de usuários de Unidades de Saúde da Família (USF) na área urbana de Altamira (PA). Métodos: Estudo transversal no qual a coleta de dados ocorreu entre agosto de 2018 e dezembro de 2019 em 12 USF da área urbana. O cálculo amostral foi realizado com base na população urbana de Altamira registrada pelo Censo de 2010. Utilizou-se intervalo de confiança de 95% com margem de erro de 5% e prevalência de achados de 50% em uma população semelhante, encontrando-se assim o valor de 382. Os participantes foram entrevistados a fim de se coletarem informações sobre dados sociodemográficos, e posteriormente foi aplicado um questionário baseado na versão brasileira do Short Test of Functional Health Literacy (S-TOFHLA), instrumento utilizado para a mensuração do LFS. O coeficiente de correlação de Pearson, o teste qui-quadrado, o teste G e a odds ratio foram utilizados para verificar a relação entre a pontuação do S-TOFHLA e os dados sociodemográficos. Além disso, uma análise de regressão múltipla foi realizada para predizer os fatores que interferem no LFS. Por fim, o teste ANOVA buscou diferenças entre os níveis de LFS dos usuários nas USF analisadas. Resultados: Foram incluídos no estudo 400 participantes, dos quais 59% apresentaram LFS adequado, 16,5% limítrofe e 24,5% inadequado. As variáveis, grau de escolaridade, idade e renda foram associadas ao LFS na população estudada, predizendo, respectivamente, em 46, 26 e 17% o desempenho no teste S-TOFHLA. Baixa escolaridade e baixa renda aumentam o risco de indivíduos possuírem LFS insatisfatório em cinco e quatro vezes, nessa ordem. Por fim, foram encontradas diferenças entre os níveis de LFS dos usuários das USF analisadas. Conclusões: A população da área urbana de Altamira apresentou alta prevalência de LFS insatisfatório. Sendo assim, no intuito de aumentar os resultados satisfatórios em saúde, os profissionais da região devem adequar as suas formas de comunicação e linguagem às necessidades dos usuários das USF, observando que a adequação da equipe pode trazer melhorias para o entendimento das informações e oportunizar melhores condições de recuperação e autocuidado em saúde.

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Publicado

2022-03-04

Como Citar

1.
Lima RIM, Parente MA, Ferreira TISP, Coelho AAS, Loureiro EVS de, Barbosa TM, Lustosa SB, Damasceno OC, Teixeira FB. Letramento funcional em saúde de usuários da atenção primária de Altamira, Pará: . Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 4º de março de 2022 [citado 27º de maio de 2022];17(44):2763. Disponível em: https://rbmfc.emnuvens.com.br/rbmfc/article/view/2763

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa