Competências e Atividades Profissionais Confiáveis: novos paradigmas na elaboração de uma Matriz Curricular para Residência em Medicina de Família e Comunidade

Autores

  • Lourrany Borges Costa Universidade Federal do Ceará
  • Frederico Fernando Esteche Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Rômulo Fernandes Augusto Filho Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
  • André Luís Benevides Bomfim Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro Universidade Federal do Ceará Escola de Saúde Pública do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1632

Palavras-chave:

Residência Médica, Currículo, Medicina de Família e Comunidade

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão na literatura sobre Currículo Baseado em Competências que possa subsidiar a elaboração de uma Matriz para Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Fortaleza, Ceará. Métodos: Foi realizada revisão de literatura sobre o referencial teórico do ensino baseado em competências, selecionando artigos, diretrizes, documentos e modelos de currículos de escolas médicas e entidades nacionais e internacionais envolvidas com o ensino médico. Resultados: A revisão de literatura evidenciou dois principais modelos de currículo repetidamente citados nas referências consultadas: ACGME (Accreditation Council for Graduate Medical Education) Milestones e CanMEDS (Canadian Medical Education Directions for Specialists) Framework. O Currículo Baseado em Competências enfatiza o ensino centrado no aluno e utiliza abordagem baseada em resultados para a criação, implementação e avaliação de programas de educação médica, usando uma estrutura organizacional de competências mapeadas com atividades profissionais confiáveis, na forma de uma matriz. A avaliação é feita por meio de desempenho e resultados graduados em marcos de desenvolvimento. Para fins de elaboração de Matriz curricular própria, optou-se como modelo e referência a proposta do CanMEDS 2015 por este ser aprovado por 12 organizações médicas canadenses e atualmente usado como base curricular em dezenas de países, sendo o modelo mais amplamente aplicado no mundo. Conclusão: Espera-se que esta revisão sirva de ferramenta para que também outras Instituições de Ensino e seus respectivos Programas de Residência possam desenvolver seus próprios Currículos Baseados em Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourrany Borges Costa, Universidade Federal do Ceará

Programa de Residência médica de Medicina de Família e Comunidade

Referências

Carraccio C, Wolfsthal SD, Englander R, Ferentz K, Martin C. Shifting paradigms: from Flexner to competencies. Acad Med [Internet]. 2002 [acesso 2017 Set 15];77(5):361-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12010689 DOI: http://dx.doi.org/10.1097/00001888-200205000-00003 DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-200205000-00003

Spady WG. Competency Based Education: A Bandwagon in Search of a Definition. Educ Res [Internet]. 1977 [acesso 2017 Set 15];6(1):9-14. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X006001009 DOI: http://dx.doi.org/10.3102/0013189X006001009 DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X006001009

Merenstein JH, Schulte JJ. A residency curriculum for the future. The STFM Task Force on Residency Curriculum for the Future. Fam Med [Internet]. 1990 [acesso 2017 Set 15];22(6):467-73. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2262110

Fernandes CR, Farias Filho A, Gomes JMA, Pinto Filho WA, da Cunha GKF, Maia FL. Currículo baseado em competências na residência médica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2012 [acesso 2017 Set 15];36(1):129-36. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000100018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000100018

Albanese MA, Mejicano G, Mullan P, Kokotailo P, Gruppen L. Defining characteristics of educational competencies. Med Educ [Internet]. 2008 [acesso 2017 Set 15];42(3):248-55. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2923.2007.02996.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2007.02996.x

Santos WS. Organização curricular baseada em competência na educação médica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011 [acesso 2017 Set 15];35(51):86-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100012 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100012

Epstein RM, Hundert EM. Defining and assessing profesional competence. JAMA [Internet]. 2002 [acesso 2017 Set 15];287(2):226-35. DOI: http://dx.doi.org/10.1001/jama.287.2.226 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.287.2.226

World Federation for Medical Education. Postgraduate Medical Education: WFME Global Standards for Quality Improvement (The 2015 Revision) [Internet]. Copenhagen: WFME; 2015 [acesso 2017 Set 15]. Disponível em: http://wfme.org/standards/pgme/

WONCA. WONCA Global Standards on Postgraduate Family Medicine Education [Internet]. 2013 Jun [acesso 2017 Set 15]. 17 p. Disponível em: http://www.globalfamilydoctor.com/site/DefaultSite/filesystem/documents/Groups/Education/WONCA ME stds_edit for web_250714.pdf

Frank JR, Snell LS, Ten Cate O, Holmboe ES, Carraccio C, Swing SR, et al. Competency-based medical education: theory to practice. Med Teach [Internet]. 2010 [acesso 2017 Set 15];32(8):638-45. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2010.501190 DOI: http://dx.doi.org/10.3109/0142159X.2010.501190 DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2010.501190

Araújo D. Noção de Competência e Organização Curricular. Rev Baiana Saúde Pública. 2007;31(Supl.1):32-43.

Long DM. Competency-based residency training: the next advance in graduate medical education. Acad Med [Internet]. 2000 Dec [acesso 2017 Set 15];75(12):1178-83. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11112714 DOI: http://dx.doi.org/10.1097/00001888-200012000-00009 DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-200012000-00009

Ten Cate O, Scheele F. Competency-based postgraduate training: can we bridge the gap between theory and clinical practice? Acad Med [Internet]. 2007 Jun [acesso 2017 Set 15];82(6):542-7. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17525536 DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e31805559c7

Miller GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med [Internet]. 1990 [acesso 2017 Set 15];65(9):S63-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1097/00001888-199009000-00045 DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-199009000-00045

McCloskey CB, Domen RE, Conran RM, Hoffman RD, Post MD, Brissette MD, et al. Entrustable Professional Activities for Pathology. Acad Pathol [Internet]. 2017 [acesso 2017 Set 15];4. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2374289517714283 DOI: http://dx.doi.org/10.1177/2374289517714283 DOI: https://doi.org/10.1177/2374289517714283

Ten Cate O. Entrustability of professional activities and competency-based training. Med Educ [Internet]. 2005 [acesso 2017 Set 15];39(12):1176-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02341.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02341.x

Ten Cate O. Competency-based education, entrustable professional activities, and the power of language. J Grad Med Educ [Internet]. 2013 [acesso 2017 Set 15];5(1):6-7. Disponível em: http://www.jgme.org/doi/full/10.4300/JGME-D-12-00381.1 DOI: http://dx.doi.org/10.4300/JGME-D-12-00381.1 DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-12-00381.1

Ten Cate O, Chen HC, Hoff RG, Peters H, Bok H, van der Schaaf M. Curriculum development for the workplace using Entrustable Professional Activities (EPAs): AMEE Guide No. 99. Med Teach [Internet]. 2015 [acesso 2017 Set 15];37(11):983-1002. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26172347 DOI: http://dx.doi.org/10.3109/0142159X.2015.1060308 DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1060308

Shaughnessy AF, Sparks J, Cohen-Osher M, Goodell KH, Sawin GL, Gravel J Jr. Entrustable professional activities in family medicine. J Grad Med Educ [Internet]. Accreditation Council for Graduate Medical Education; 2013 Mar [acesso 2017 Maio 29];5(1):112-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24404237 DOI: http://dx.doi.org/10.4300/JGME-D-12-00034.1 DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-12-00034.1

Griffiths J, Schultz K. Developing EPAs (Entrustable Professional Activities) for Family Medicine [Internet]. 2013 [acesso 2018 Jan 19]. Disponível em: http://docplayer.net/8296592-Developing-epas-entrustable-professional-activities-for-family-medicine.html

Aguilera Campos CE. Os princípios da Medicina de Família e Comunidade. Rev APS [Internet]. 2005 [acesso 2018 Jan 19]; 8(21):181-90. Disponível em: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/principios.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução no 1, de 25 de maio de 2015. Regulamenta os requisitos mínimos dos programas de residência médica em Medicina Geral de Família e Comunidade [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2015 [acesso 2018 Jan 19]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17661-res01-25052015-sesu-residencia-medica&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192

Anderson MIP, Rodrigues RD. Formação de especialistas em Medicina de Família e Comunidade no Brasil: dilemas e perspectivas. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2011 [acesso 2017 Set 15];6(18):19-20. Disponível em: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/246 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc6(18)246

Demarzo MMP, Marin A, Padula Anderson MI, De Castro Filho ED, Kidd M. Desarrollo de estándares para la educación y formación en medicina familiar y comunitaria - contribuciones de la WONCA IberoAmérica (CIMF). Aten Prim [Internet]. 2011 [acesso 2017 Set 15];43(2):100-3. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.aprim.2010.04.013 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aprim.2010.04.013

Anderson MIP, Castro Filho ED, Rodrigues RD, Dala MDB, Bourget MMM. Bases para expansão e desenvolvimento adequados de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2007 [acesso 2018 Jan 19];3(11):180-98. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/336/225 DOI: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc3(11)337 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc3(11)337

de Oliveira VG, Queiroz FN, Araujo BP, Silva CMM, Silva FD. Medicina de Família e Comunidade: breve histórico, desafios e perspectivas na visão de discentes de graduação. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2014 [acesso 2017 Set 15];9(30):85-8. DOI: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(30)850 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc9(30)850

Castro Filho ED, Gusso GDF, Demarzo MMP, Stein A, Schneider JC, Dala MDB, et al. A especialização em MFC e o desafio da qualificação médica para a Estratégia Saúde da FamIília: proposta de especialização, em larga escala, via educação à distância. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2007 [acesso 2018 Jan 19];3(11):199-209. DOI: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc3(9)338 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc3(9)338

Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet [Internet]. 2010 [acesso 2017 Set 15];376(9756):1923-58. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5

Quintero GA. Medical education and the healthcare system - why does the curriculum need to be reformed? BMC Med [Internet]. 2014 [acesso 2017 Set 15];12(1):213. Disponível em: http://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-014-0213-3 DOI: http://dx.doi.org/10.1186/s12916-014-0213-3 DOI: https://doi.org/10.1186/s12916-014-0213-3

Gruppen LD, Mangrulkar RS, Kolars JC. The promise of competency-based education in the health professions for improving global health. Hum Resour Health [Internet]. 2012 [acesso 2017 Set 15];10(1):43. Disponível em: http://human-resources-health.biomedcentral.com/articles/10.1186/1478-4491-10-43 DOI: http://dx.doi.org/10.1186/1478-4491-10-43 DOI: https://doi.org/10.1186/1478-4491-10-43

Walsh A, Pettigrew LM. A global perspective on education for primary care: a WONCA special edition. Educ Prim Care [Internet]. 2016 [acesso 2017 Set 15];27(5):341-2. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14739879.2016.1224984

Michael Kidd A. Challenges for healthcare in the 21 st century: How family medicine can help. J Fam Med Prim Care [Internet]. 2013 [acesso 2017 Set 15];2(3):211-4. Disponível em: http://www.jfmpc.com/text.asp?2013/2/3/211/120712 DOI: http://dx.doi.org/10.4103/2249-4863.120712 DOI: https://doi.org/10.4103/2249-4863.120712

Ben AJ, Lopes JMC, Daudt CVG, Pinto MEB, de Oliveira MMC. Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2017 May 22 [acesso 2017 Set 16];12(39):1354. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1354 DOI: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1354 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1354

Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME). Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME) - About Us [Internet]. [acesso 2017 Set 30]. Disponível em: http://www.acgme.org/About-Us/Overview

Frank JR, Snell L, Sherbino JE, eds. CanMEDs 2015 Physician Competency Framework. Ottawa: Royal College of Physicians and Surgeons of Canada [Internet]. 2015 [acesso 2017 Set 16]. 30 p. Disponível em: http://www.royalcollege.ca/portal/page/portal/rc/canmeds/resources/publications

Swing SR. The ACGME outcome project: retrospective and prospective. Med Teach [Internet]. 2007 [acesso 2017 Set 16];29(7):648-54. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01421590701392903 DOI: https://doi.org/10.1080/01421590701392903

ACGME. The Family Medicine Milestone Project. J Grad Med Educ Suppl [Internet]. 2014 [acesso 2018 Jan 19];6(1 Suppl 1):74-86. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3966595/ DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-06-01s1-05

Hobgood CD, Riviello RJ, Jouriles N, Hamilton G. Assessment of Communication and Interpersonal Skills Competencies [Internet]. Acad Emerg Med. 2002 Nov [acesso 2018 Jan 19];9(11):1257-69. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12414480 DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1553-2712.2002.tb01586.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1553-2712.2002.tb01586.x

Frank JR, ed. The CanMEDS 2005 Physician Competency Framework. Better standards. Better physicians. Better care. [Internet]. Ottawa: The Royal College of Physicians and Surgeons of Canada [acesso 2018 Jan 19]; 2005. Disponível em: http://www.ub.edu/medicina_unitateducaciomedica/documentos/CanMeds.pdf

Tannenbaum D, Konkin J, Parsons E, Saucier D, Shaw L, et al; Working Group on Curriculum Review. CanMEDS- ¬Family Medicine [Internet]. 2009 [acesso 2017 Set 16]. Disponível em: http://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Education/CanMeds FM Eng.pdf

Bomfim ALB. Macrocompetências para o currículo dos programas de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza/CE [Dissertação]. Universidade Federal do Ceará [Internet]; 2014 [acesso 2017 Set 16]. Disponível em: https://renasf.fiocruz.br/sites/renasf.fiocruz.br/files/disseracoes/2014_UFC_Andr%C3%A9%20Lu%C3%ADs%20Benevides%20Bomfim_0.pdf

Tannenbaum D, Kerr J, Konkin J, Organek A, Parsons E, Saucier D, et al. Triple C competency-based curriculum. Report of the Working Group on Postgraduate Curriculum Review – Part 1. Ottawa: The College of Family Physicians of Canada 2011 [Internet]. [acesso 2018 Jan 19]. Disponível em: http://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Education/_PDFs/WGCR_TripleC_Report_English_Final_18Mar11.pdf

McWhinney IR, Freeman T. Manual de medicina de família e comunidade. 3 ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Heyrman J, ed. EURACT Educational Agenda. Leuven: European Academy of Teachers in General Practice EURACT; 2005.

Flum E, Berger S, Szecsenyi J, Marquard S, Steinhaeuser J. Training standards statements of family medicine postgraduate training - A review of existing documents worldwide. PLoS One [Internet]. 2016 [acesso 2017 Set 16];11(7):e0159906. DOI: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0159906 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0159906

Schuwirth LWT, Southgate L, Page GG, Paget NS, Lescop JMJ, Lew SR, et al. When enough is enough: a conceptual basis for fair and defensible practice performance assessment. Med Educ [Internet]. 2002 [acesso 2017 Set 16];36(10):925-30. DOI: http://dx.doi.org/10.1046/j.1365-2923.2002.01313.x DOI: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2002.01313.x

Van Der Vleuten CPM, Schuwirth LWT. Assessing professional competence: from methods to programmes. Med Educ [Internet]. 2005 [acesso 2017 Set 16];39(3):309-17. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02094.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02094.x

Van Der Vleuten CPM. The assessment of professional competence: Developments, research and practical implications. Adv Heal Sci Educ [Internet]. 1996 [acesso 2017 Set 16];1(1):41-67. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/BF00596229 DOI: http://dx.doi.org/10.1007/BF00596229 DOI: https://doi.org/10.1007/BF00596229

McCoubrie P. Metrics in Medical Education. Ulster Med J [Internet]. 2010 [acesso 2018 Jan 19];79(2):52-6. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2993142/

Murray PM, Valdivia JH, Berquist MR. A metric to evaluate the comparative performance of an institution’s graduate medical education program. Acad Med [Internet]. 2009 [acesso 2017 Set 16];84(2):212-

Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19174668 DOI: http://dx.doi.org/10.1097/ACM.0b013e3181939705 DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e3181939705

Asch DA, Nicholson S, Srinivas S, Herrin J, Epstein AJ. Evaluating Obstetrical Residency Programs Using Patient Outcomes. JAMA [Internet]. 2009 Sep 23 [acesso 2017 Mar 18];302(12):1277. Disponível em: http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?doi=10.1001/jama.2009.1356 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2009.1356

Klessig JM, Wolfsthal SD, Levine MA, Stickley W. A Pilot Survey Study to Define Quality in Residency Education. Acad Med [Internet]. 2000 [acesso 2018 Jan 19];75(1):71-3. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10667880 DOI: http://dx.doi.org/10.1097/00001888-200001000-00018 DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-200001000-00018

Dijkstra J, van der Vleuten CPM, Schuwirth LWT. A new framework for designing programmes of assessment. Adv Heal Sci Educ [Internet]. 2010 [acesso 2018 Jan 19];15(3):379-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10459-009-9205-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-009-9205-z

Hawkins RE, Welcher CM, Holmboe ES, Kirk LM, Norcini JJ, Simons KB, et al. Implementation of competency-based medical education: are we addressing the concerns and challenges? Med Educ [Internet]. 2015 [acesso 2017 Set 16];49(11):1086-102. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/medu.12831 DOI: https://doi.org/10.1111/medu.12831

Ten Cate O. Entrustment as Assessment: Recognizing the Ability, the Right and the Duty to Act. J Grad Med Educ [Internet]. 2016 [acesso 2017 Set 16];8(2):261-2. DOI: http://dx.doi.org/10.4300/JGME-D-16-00097.1 DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-16-00097.1

Ribeiro MTAM. Avaliação da implantação de Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de larga escala em Capital do Nordeste [Dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará [Internet]; 2009 [acesso 2017 Set 16]. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7044

de Castro VS, Nóbrega-Therrien SM. Residência de Medicina de Família e Comunidade: uma estratégia de qualificação. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2009 [acesso 2017 Set 16];33(2):211-20. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200008

Brasil. Lei no. 12871, de 22 de out. de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República [Internet]; 2013 [acesso 2017 Set 16]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12871.htm

Leung FH, Herold J, Iglar K. Family Medicine Mandatory Assessment of Progress. Can Fam Physician [Internet]. 2016 [acesso 2018 Jan 19];62(5):e263-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4865355/

Lima VV. Espiral construtivista: Uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface [Internet]. 2017 [acesso 2017 Set 16];21(61):421-34. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0316 DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316

Hernández F, Ventura M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é Um Caleidoscópio. Porto Alegre: Pensa [Internet]; 2017 [acesso 2017 Set 16]. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=PkVXDgAAQBAJ

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

1.
Borges Costa L, Esteche FF, Fernandes Augusto Filho R, Benevides Bomfim AL, Aguiar Mourão Ribeiro MT. Competências e Atividades Profissionais Confiáveis: novos paradigmas na elaboração de uma Matriz Curricular para Residência em Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 20º de março de 2018 [citado 16º de abril de 2024];13(40):1-11. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1632

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.