Instruções para colaboradores da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Autores

  • Hamilton Lima Wagner

Resumo

1. A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade é uma publicação bimensal da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que tem por finalidades: sensibilizar profissionais e autoridades da área de saúde em atenção primária à saúde (APS); estimular e divulgar temas e pesquisas em APS e medicina de família e comunidade; criar rede de discussão que permita consolidação e valorização da especialidade; possibilitar o intercâmbio academia e serviço; promover a abordagem interdisciplinar e servir como veículo de educação continuada e permanente.

2. A Revista tem a seguinte estrutura: Editorial. Artigos originais. Artigos de revisão. Artigos comentados. Resumos de monografias, dissertações e teses. Resumo de trabalhos apresentados em congressos. Resenha de livros. Comunicações breves. Noticias da SBMFC. Noticia das Regionais da SBMFC. Seção do residente. Imagens de medicina de família e comunidade.

3.0s trabalhos devem ser encaminhados em disquete, acompanhado de 2 cópias impressas ou pela Internet, programa "Word for Windows", versão 6.0 ou superior, letra "Times New Roman" tamanho 12, espaço entre linhas 1 um e meio, com o limite de páginas há 8 paginas – a critério do Conselho Editor poderão ser publicado com alterações referidas na revista. Devem vir acompanhados de ofício de encaminhamento contendo nome dos autores e endereço para correspondência, e-mail, telefone, fax e serem endereçados à revista.

4. 0s trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência de apresentação: a) Título em português. b) Nome do(s) autor(es) e, no rodapé, a função que este(s) exerce(m), título(s) e formação profissional. c) Resumo em português e inglês em que fiquem claros a síntese dos propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho, não ultrapassando 150 palavras. Notas de pé de página não serão aceitas, devendo ser apresentadas no final do artigo. d) Descritores ou Palavras-chave - mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho, apresentadas em português e inglês. Para tal pode ser utilizado o vocabulário estruturado e trilingüe DeCS -Descritores em Ciência da Saúde criado pela BIREME -www.bireme.br . e) Artigo propriamente dito, preferencialmente com a seguinte estrutura: Introdução, Material e método, Resultados, Discussão e Conclusão ou Considerações Finais. f) As figuras (gráficos, desenhos, tabelas) devem ser enviadas em separado, com indicação na margem do local de inserção no texto; as fotografias em preto e branco devem ser apresentadas em papel brilhante. g) Referências bibliográficas. No corpo do texto citar apenas o sobrenome do autor e ano de publicação: por exemplo, (Vasconcelos 2000) ou (Bruschini & Holanda 1998). No caso de citações com mais de 2 autores, só deverá ser citado o primeiro autor seguido da expressão et aI. Em citações na íntegra, colocar também o número da página. Exemplo: "A educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor saúde que se tem ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação médica e o pensar cotidiano da população." (Vasconcelos, 2000, p.25). Todas as referências citadas no texto, incluindo as de quadros, tabelas e gráficos deverão fazer parte das referências bibliográficas, em ordem alfabética, no final do artigo. Não abreviar títulos de periódicos, livros, locais, editoras e instituições. Os artigos e livros com vários autores, até no máximo de cinco, devem ser citados nas referências bibliográficas com todos os nomes. Quando for mais de 5, citar somente o primeiro seguido da expressão et aI.. Este periódico utiliza a NBR 6023 (Normas Brasileiras de Referências Bibliográficas), versão de agosto de 2000.

5. Os artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

6. Os trabalhos enviados serão analisados pelo Corpo Editorial que se reserva o direito de aceitá-los ou recusá-los. Os trabalhos serão analisados em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; clareza das informações; referências bibliográficas adequadas às normas técnicas adotadas pela revista e pertinência aos objetivos da revista.

7. Eventuais sugestões de modificação da estrutura ou do conteúdo por parte da Editoria será previamente acordado com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

8. Os artigos devem ser enviados para:

Conselho Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Rua Jaime Veiga, 170

Seminário, Curitiba – PR

CEP 80310-570

Fone / FAX (041) 228-2104

E-mail: hamiltonw@terra.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2004-11-17

Como Citar

1.
Wagner HL. Instruções para colaboradores da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];1(1):2. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/14

Edição

Seção

NORMAS DA RBMFC

Plaudit