RBMFC no DOAJ

2020-03-22

Como seu nome indica, o DOAJ é a principal lista mundial de periódicos acadêmicos revisados por pares de acesso aberto. Sua base de dados inclui milhares de periódicos que seguem os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, princípios esses criados pelo DOAJ com três outras organizações afins.

A RBMFC já tinha sido incluída no DOAJ anteriormente. A partir de 2015, o DOAJ passou a exigir a renovação do cadastro de todos os periódicos incluídos em sua base, mas infelizmente a renovação do cadastro da RBMFC foi prejudicada por uma mudança em seu corpo editorial. Depois de revisar suas próprias políticas editoriais, a RBMFC finalmente solicitou a reinclusão no DOAJ, e depois de alguns meses foi atendida. Ao longo das próximas semanas, esperamos que o DOAJ passe a indexar também os metadados em nível de artigo, como título, resumo e autores. Isso deverá qualificar a RBMFC para o Selo Dourado do DOAJ.

A inclusão no DOAJ dá maior visibilidade e credibilidade para a RBMFC no cenário internacional. Com isso, a RBMFC promove o maior impacto social de seus artigos, e se torna mais atraente para artigos potencialmente relevantes para seus leitores.